CONEXÃO PASSIRA: 10 de julho de 2014

quinta-feira, 10 de julho de 2014

COMEÇA NESTA SEXTA A 9ª FESTA DO MILHO EM PASSIRA.


PREFEITA DE JOÃO ALFREDO OFICIALIZA APOIO A PAULO CÂMARA.

A prefeita de João Alfredo, no Agreste pernambucano,Maria Sebastiana (PTB), oficializou, nesta quarta-feira (9), o seu apoio ao candidato da Frente Popular, Paulo Câmara (PSB), na corrida pelo Governo do Estado. A adesão de Maria Sebastiana à campanha de Paulo Câmara é a sétima entre prefeitos do PTB; e a 19ª no universo de toda a coligação adversária. Além de petebistas, a lista conta com gestores do PT, PDT e PRB.
“Estou aderindo em reconhecimento ao que o Governo do Estado vem fazendo em João Alfredo. Sou uma mulher de posição e não poderia ignorar o sentimento de gratidão que a população demonstra. Pernambuco deve seguir avançando”, defendeu Maria Sebastiana.
Já oficializaram apoio à candidatura de Paulo Câmara os prefeitos de Caruaru, José Queiroz (PDT); Cupira, Sandoval Luna (PDT); Gravatá, Bruno Martiniano (PTB); Panelas, Sérgio Miranda (PTB); Jucati, Gérson Henrique (PTB); Jupi, Celina (PDT); Machados, Argemiro (PT); Camutanga, Armando (PDT); Itaquitinga, Pablo (PDT); Gameleira, Yeda (PDT).
A lista segue com os prefeitos de Jaqueira, Marivaldo (PT); São José da Coroa Grande, Elienay de João Baleia (PDT); Abreu e Lima, Pastor Marcos (PT); Jatobá, Robson Silva (PT); Exú, Léo Saraiva (PTB); Moreilândia, Jesus Felizardo (PRB); Arcoverde, Madalena Brito (PTB); Santa Terezinha, Delson Lustosa (PTB); e Orocó, Dedi (PT), além de deputados, ex-prefeitos, vereadores e lideranças políticas. 
Fonte  : Blog do Magno Martins

MOTOTAXISTA É SUSPEITO DE MATAR MÃE, MULHER E FILHO EM MACHADOS.

O mototaxista Fábio José de Souza, 27 anos, suspeito de matar a mãe, a mulher, que estava grávida, e o filho de 7 anos, foi preso na manhã desta quarta-feira (9) no Sítio Maravilha, na zona rural de Machado, Agreste de Pernambuco, a 120 quilômetros da capital. O suspeito ainda teria ateado fogo na casa da família. Ele foi detido no local, após vizinhos acionarem a Polícia Militar por volta das 7h.

De acordo com a PM, as vítimas foram encontradas com sinais de asfixia. Ainda segundo a polícia, os corpos do filho de Fábio e da esposa Tatiana Maria da Silva, 26, que estaria com três meses de gestação, estavam dentro da residência. Já o de Maria de Fátima Silva Souza, 49, mãe do suspeito, foi encontrado fora da casa, em uma estrada próxima ao local. 

Segundo relatos de vizinhos, o  mototaxista seria usuário de drogas.  Fábio também teria passagem na polícia por estupro de vunerável. O crime teria ocorrido em Recife quando ele ainda era menor. A polícia acredita que o suspeito tem problemas mentais. Ele será  encaminhado à Delegacia Regional de Limoeiro, também no Agreste do Estado. 

Fonte  :  Jornal do Commercio

IBAMA APREENDE PRODUTOS FEITOS COM PARTES DE ANIMAIS SILVESTRES NA FENEARTE

Cocares e objetos com penas de aves foram recolhidos
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Pernambuco recolheu centenas de produtos feitos com materiais de origem animal nos corredores e depósitos da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que acontece no Centro de Convenções, em Olinda. A operação Moda Triste, que aconteceu no início da tarde desta quarta-feira (9), contou com o apoio da Polícia Federal (PF) para coibir o comércio de artesanato e adereços com essa procedência.
Ainda está sendo feita uma triagem de todos os objetos tirados de circulação, mas já se sabe que cocares, colares, pulseira, brincos, canetas e prendedores de cabelo foram apreendidos. Todos os itens tinham partes de animais silvestres em sua composição, principalmente penas de aves como papagaios, araras, carcarás, garças e urubus. Os adereços eram comercializados por índios, que esboçaram protesto no momento das apreensões.
De acordo com o chefe de fiscalização do Ibama no Estado, Amaro Fernandes, a operação teve o intuito de cumprir o que diz a Lei Federal 9.605/98, que proíbe o comércio, mas não "o uso, por parte de indígenas, de produtos feitos com partes de animais silvestres nativos". "É uma questão de tradição deles e a legislação respeita. Isso não foi alvo da nossa operação”, ressaltou.
Fernandes acrescentou, ainda, que a quantidade apreendida foi "espantosa". “Ainda estamos catalogando tudo, mas, de forma prévia, posso dizer que foi o maior número de itens do tipo que já recolhemos em Pernambuco”, afirmou.
De acordo com o Ibama, as penalidades para esse crime incluem, além da apreensão dos produtos, detenção de seis meses a um ano e multa que varia de R$ 500 a R$ 5 mil, a depender das espécies de animais usadas na confecção dos adereços. A PF, por sua vez, ainda não informou de que forma as pessoas flagradas pela operação serão enquadradas nas definições da lei.
Fonte  :  Folha de Pernambuco

MEMBROS DO PSDB/RECIFE REAFIRMA APOIO A ARMANDO.

Os integrantes da Juventude do PSDB no Recife reafirmaram, na tarde desta quarta-feira (9), o apoio ao candidato ao Governo de Pernambuco, Armando Monteiro Neto (PTB). O reforço da decisão tomada na última terça-feira (8), veio depois que a Executiva Estadual da Juventude do PSDB de Pernambuco resolveu destituir a Comissão Provisória da JPSDB-Recife pela atitude, que vai de encontro com a aliança que o partido firmou em Pernambuco, com a Frente Popular, do candidato Paulo Câmara (PSB).
A nota da Executiva estadual do PSDB destituiu os membros Rodrigos Barros e Piero Sial, nomeado para a Presidência da instituição na Capital, o então secretário-geral e advogado Lúcio Beltrão.
Insatisfeito com a decisão, Rodrigo e Piero classificaram a punição como “monocrática”. “Nunca deixamos de seguir a linha do partido, incluindo o apoio a Aécio Neves para presidente. O PSDB é maior do que essas brigas”, disse Barros. “Mas não pretendemos sair do partido”, esclareceu Sial.
Os dois reafirmaram que o apoio a Armando foi fruto de decisões pessoais, Barros e Sial lembram que o PSDB foi oposição ao ex-governador Eduardo Campos (PSB). “Sempre fomos oposição, não temos cargos no governo. Apoiamos Armando também porque não acreditamos no projeto de Eduardo Campos e Paulo Câmara”, reforça Barros.
Fonte  :  Blog da Folha 

PREFEITOS DE 30 CIDADES JÁ MUDARAM DE LADO EM PERNAMBUCO.

A campanha eleitoral mal começou e o troca-troca de apoios políticos dos prefeitos das cidades de Pernambuco entre os dois principais candidatos ao Governo de Pernambuco – Armando Monteiro Neto (PTB) e Paulo Câmara (PSB) – segue avançando. No último final de semana, o atual prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Vado da Farmácia (PSB), oficializou aliança com o senador petebista alegando falta de apoio dos socialistas.
Nesta quarta-feira (9), o PSB anunciou que a prefeita de João Alfredo, no Agreste, Maria Sebastiana (PTB), pedirá voto para o candidato da Frente Popular. A justificativa da prefeita é que o seu município está sendo transformado por ações empreendidas nas administrações do ex-governador e presidenciável Eduardo Campos (PSB).
Até o momento, 30 prefeitos anunciaram apoio a candidatos de outras legendas. As adesões à campanha de Paulo Câmara já somam 20. Do lado petebista, dez prefeituras de partidos da Frente Popular estão apoiando Armando Monteiro Neto. Confira a lista:
APOIOS AO PSB – 20
Caruaru – José Queiroz (PDT)
Cupira – Sandoval Luna (PDT)
João Alfredo – Maria Sebastiana (PTB)
Gravatá – Bruno Martiniano (PTB)
Panelas – Sérgio Miranda (PTB)
Jucati – Gérson Henrique (PTB)
Jupi – Celina (PDT)
Machados – Argemiro (PT)
Camutanga – Armando (PDT)
Itaquitinga – Pablo (PDT)
Gameleira – Yeda (PDT)
Jaqueira – Marivaldo (PT)
São José da Coroa Grande – Elienay de João Baleia (PDT)
Abreu e Lima – Pastor Marcos (PT)
Jatobá – Robson Silva (PT)
Exú – Léo Saraiva (PTB)
Moreilândia – Jesus Felizardo (PRB)
Arcoverde – Madalena Brito (PTB)
Santa Terezinha – Delson Lustosa (PTB)
Orocó – Dedi (PT)
*além de deputados, ex-prefeitos, vereadores e lideranças políticas.
APOIOS AO PTB – 10
Cabo de Santo Agostinho – Vado da Farmácia (PSB)
Santa Cruz – Gilvan Sirino (PR)
Lagoa de Itaenga – Lamartine Mendes (PSB)
Petrolina – Julio Lossio (PMDB)
Iguaracy – Francisco Dessole (PTC) e Luiz da Sucam (PR)
Sertânia – Guga Lins (PSDB)
Palmeirina – Renato Sarmento (PMDB)
São João – Genaldi Zumba (PSD)
Canhotinho – Felipe Porto (DEM)
Afrânio – Lúcia Mariano (PSB)
*De acordo com a assessoria de Imprensa do PTB, esse levantamento não está fechado e o número final é bem maior. Além dos prefeitos, vices e deputados, há um grande número de vereadores e grupos políticos locais que estão apoiando Armando.
Fonte  :  Folha da Folha

UPE DIVULGA RESULTADOS DO SEU VESTIBULAR EAD.

A Universidade de Pernambuco (UPE) divulgou a relação dos candidatos classificados no seu vestibular da Educação a Distância (EAD). Ao todo, foram classificados 785 candidatos. As matrículas acontecem nos próximos dias 15 e 16/07, no horário das 14h às 21h, nos endereços dos polos do curso de opção de ingresso do candidato, conforme edital de matrículas.

Os documentos necessários para a matrícula e outras informações podem ser conferidos no Manual do Candidato, disponível no endereço eletrônico:http://processodeingresso.upe.pe.gov.br/ 

VENCEDORES DA CIÊNCIA JOVEM DE PERNAMBUCO PARTICIPARÃO DE FEIRA LATINO-AMERICANA NA COLÔMBIA

Ganhadores da última edição da CIÊNCIA JOVEM, feira nacional de ciências realizada pelo Espaço Ciência em Pernambuco, representarão o Brasil na 7ª Expo Ciência Latino-americana (ESI-AMLAT 2014), em Medellín, na Colômbia, entre os dias 14 e 18 de julho. Participarão instituições nacionais e internacionais de níveis médio, inicial, técnico e universitário. Este ano, a feira mundial está sendo organizada pela Fundación Red Colombiana de Semilleros de Investigación (RedCOLSI). Ao todo participarão seis projetos apresentados em 2013 na CIÊNCIA JOVEM, mas dois viajarão com todas as despesas custeadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.
O Projeto Ar que respiramos, realizado pelo professor de Física Marcos Ribeiro e estudantes da Escola Otacílio Nunes, explicará sobre a adequação dos locais públicos onde são realizados exercícios físicos em Petrolina, no sertão do São Francisco. “Na escola está uma festa, os alunos nunca saíram do país e estão muito ansiosos”, declara Marcos.
A Ciência Jovem também será representada pela EREM Frei Orlando, localizada em Itambé, Pernambuco. O projeto O Segundo Sentido, desenvolvido pelo professor de matemática José Júnior e estudantes, apresentará um invento tecnológico para deficientes auditivos. “A cidade é pequena e uma representação a nível internacional mexe com a expectativa de todos. Os alunos estão empolgados e professores de inglês e espanhol estão dando suporte. Essa conquista está estimulando outros alunos da escola a participarem também de feiras de ciência”, afirma José Junior. Os alunos desenvolveram uma campainha composta por dois terminais que se comunicam através da rede móvel de telefonia, onde o terminal conectado à campainha se comunica com o terminal acoplado a uma pulseira que está sendo usada pelo deficiente auditivo, que passa a vibrar, avisando que alguém está tocando a campainha.
Os projetos vencedores de cada categoria da ESI-AMLAT, na Colômbia serão habilitados a participar de outras feiras internacionais, já os segundos e terceiros lugares receberão medalhas e troféus. Na 20ª CIÊNCIA JOVEM, que acontecerá de 29 a 31 de outubro, os ganhadores das categorias Desenvolvimento Tecnológico e Incentivo à Pesquisa participarão da Feira Internacional, na Bélgica.

Fonte: Espaço Ciência de Pernambuco
Foto: Espaço Ciência/Divulgação