CONEXÃO PASSIRA: 22 de maio de 2013

quarta-feira, 22 de maio de 2013

PREFEITURA CORTA ÁRVORES EM PRAÇA PÚBLICA E GERA PROTESTOS EM PASSIRA.


O corte de árvores, feito por funcionários da prefeitura na praça pública no centro de Passira, Agreste do Estado, provocou manifestações de moradores e mototaxistas que trabalham no local e usam a sombra.

Alguns cidadãos que passam no local se mostram desolados com o cenário de devastação com a retirada das árvores. “É um crime contra a cidade. Não é possível aceitar isso”. Afirmaram alguns cidadãos que passam diariamente no local.

Fonte  :  Voz de Passira

CARGA DE QUEIJO COALHO E CREME DE LEITE É APREENDIDA EM GARANHUNS.

Na manhã do último domingo (19), em Garanhuns, fiscais da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (ADAGRO) apreenderam 350 kg de queijo coalho e 120 kg de creme de leite. A carga estava sendo transportada quando foi interceptada por uma blitz de rotina na BR 424. 
Segundo os fiscais, a mercadoria estava sem acondicionamento, não possuía registro da ADAGRO e utilizava embalagens falsificadas de uma marca de laticínios, que também funciona em Garanhuns. Questionado sobre a origem das embalagens, o motorista do veículo contou que foram compradas na feira da Capoeira e serviam para embalar o queijo.
A carga era proveniente de Alagoinha e tinha como destino a cidade de Palmeirina, no interior de Pernambuco. O material apreendido foi encaminhado ao aterro sanitário de Garanhuns e em seguida, destruído. 


Fonte  :  ADAGRO

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA EM PASSIRA CONTINUA.

Fotos do Conexão Passira
A campanha de vacinação contra a Febre Aftosa está sendo feita na cidade de Passira com toda garra, pelo menos é o que diz o secretário de agricultura municipal Junior de Biá, que tendo o apoio total do prefeito do município e da ADAGRO( Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco) representada no município por Rivaldo Santos, ele que está acompanhando a vacinação e fazendo o monitoramento das propriedades rurais.






FRATERNIDADE ESPÍRITA HERCULANO DIAS FAZ SEU TERCEIRO ANIVERSÁRIO.

Neste domingo (26/05) o Fraternidade Espírita Herculano Dias de Passira estará comemorando o terceiro ano de existência. 
Para comemorar a data festiva, se fará presente na Casa Nobre Recepções o escritor e expositor Frederico Menezes, o qual tem um grande conhecimento  da doutrina espírita.

O tema da palestra será "Mediunidade com Jesus". 

A entrada terá como ingresso dois quilos de alimentos não perecíveis.
A abertura será às 08:30h. com a apresentação de Fabrícia Matos, mostrando o momento de arte;
As 09:30h. Seminário mediunidade com Jesus (Frederico Menezes) e as 12:30h. pausa para o almoço.

No horário da tarde terá a apresentação do Grupo Teatral Girassol e em seguida a palestra com Frederico Menezes. Sem esquecer da apresentação musical "Voz e Caridade".


FESTA DE FREI DAMIÃO COMEÇA NESTA QUINTA-FEIRA.

Começa nesta quinta-feira, a programação da festa de Frei Damião. Os 16 anos da morte de frade capichinho, o apóstolo do Nordeste, serão lembrados no Convento de São Félix de Cantalice, no bairro do Pina.

A abertura conta com uma missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário do Pina. Em seguida, será realizada a Procissão luminosa com o Santíssimo Sacramento até o Convento de São Félix.

Serão cinco dias de evento, até o dia 26 de maio e no dia 31 de maio, data da morte do religioso. Romeiros e fieis participarão de várias atividades religiosas, como missas, vigílias, bênçãos e procissão. A expectativa do público durante todos os dias do evento é de 70 mil pessoas.

O momento mais esperado da festa acontece no domingo, quando será celebrada a Missa solene da Santíssima Trindade, presidida, este ano, pelo arcebispo de Vitória da Conquista, da Bahia, Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu.

Confira a programação: 
Quinta-feira (23/05)

19h - Missa de abertura da festa na Igreja Matriz de N. Sra. do Rosário do Pina. Presidente: Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, bispo de Guarabira-PB.

Procissão luminosa com o Santíssimo Sacramento até o Convento São Félix.

Sexta-feira (24/05)

Missas às 6h e 9h/ Bênçãos de São Félix/ Atendimento às Confissões

17h - Missa presidida por Dom Frei Severino Batista de França, OFMCap., bispo de Nazaré-PE.

18h- Louvor com Padre Antônio Maria

Sábado (25/05)

6h e 11h– Missa

16h - Recitação do Ofício de Nossa Senhora

17h - Missa presidida por Dom Rosalvo Cordeiro, bispo auxiliar de Fortaleza-CE.

19h – Louvor com Pe. João Carlos, SDB

Domingo (26/05)

4h - Alvorada festiva/ Missa

6h e 8h - Missa

10h - Missa solene da Santíssima Trindade, presidida por Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, OFMCap., Arcebispo de Vitória da Conquista-BA.

14h - Missa

17h – Missa

Sexta-feira (31/05) - 16 anos de Frei Damião na Casa do Pai.

Missas às 6h, 9h, 11h e 17h

Bênçãos de São Félix

Atendimento às Confissões

Coroação da imagem de Nossa Senhora
Encerramento da festa

Fonte  :  Diário de Pernambuco

ROMÁRIO DIAS, DO TCE, MANDA PREFEITURA SUSPENDER PAGAMENTO À LOCAR.

locar caruaru
O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Romário Dias, expediu duas Medidas Cautelares uma pertinente à Prefeitura de Caruaru e a outra relativa ao município de Ipubi.
Relativamente a Caruaru a medida cautelar determinou ao prefeito a suspensão dos pagamentos em favor da empresa Locar Saneamento ambiental Ltda pelos serviços prestados de limpeza urbana e operação do aterro sanitário do município. De acordo com a equipe técnica da Inspetoria Regional de Bezerros a empresa estava incorrendo em várias transgressões.
Entre elas, afronta a legislação sanitária e ambiental em vigor; ausência e/ou insuficiência de medidas preventivas e corretivas por parte da administração municipal e constatação de diversas deficiências nos sistemas de drenagem. Os fatos elencados poderiam acarretar aos cofres municipais um prejuízos na ordem de R$ 90 mil ao mês, perfazendo um montante anual de R$ 1.000.000,00. O prefeito José Queiroz de Lima, apesar de regularmente notificado, não se manifestou.
Fonte  :  Jornal de Caruaru

POETA PASSIRENSE VENCE 1º PRÊMIO PERNAMBUCANO DE LITERATURA.


O escritor passiresse Joseilson Ferreira foi um dos ganhadores do I Prêmio Pernambuco de Literatura.  Seu livro de Poemas “Discursos e Anatomias” foi o vencedor da região do Agreste e será publicado pela editora CEPE e participarão, como contrapartida do prêmio, de atividades dentro da programação de Literatura da Secult-PE/Fundarpe. Esta é a primeira edição do Prêmio no qual foram inscritas  36 cidades de Pernambuco que atenderam às quatro Macrorregiões do Estado, totalizando 192 inscritos. Foram duas comissões julgadoras formadas por escritores, acadêmicos e críticos literários. Na primeira etapa: Anco Márcio Tenório Vieira, Maria Alice Rocha Amorim, Cristiano Santiago do Egito Ramos e Wellington José de Melo. Na segunda etapa: Everardo Norões, Pedro Américo de Farias, Nelly Carvalho, Lourival Holanda e Wellington José de Melo.
Também foram ganhadores Delmo Montenegro, com o livro de poemas “Recife, no hay”; Fenando Monteiro, com o romance “O livro de Corintha”; José Walter Moreira dos Santos, com o livro de contos “O metal de que somos feitos” e: Bruno Guimarães Liberal, com o livro de contos “Olho morto amarelo” (grande vencedor do Prêmio).
Joseilson Ferreira além de fazer arte com as palavras faz arte digital, contribuindo diariamente com a Prefeitura de Passira com seu excelente trabalho.
Fonte  :  Assessoria de imprensa