CONEXÃO PASSIRA: 22 de abril de 2013

segunda-feira, 22 de abril de 2013

PRORROGAÇÃO DE DÍVIDA SEM EFEITO EM MUNICÍPIOS DA ZONA DA MATA.


O Conselho Monetário Nacional (CMN) prorrogou por 10 anos as dívidas dos agricultores atingidos pela seca, mas seu efeito prático será limitado na Zona da Mata. Apenas nove das 62 cidades com vocação canavieira serão beneficiadas com a medida, conforme análise da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP). O motivo, segundo diz o órgão de classe, é a insensibilidade do governo estadual em decretar estado de emergência na mesorregião, mesmo com a situação já declarada em diversos municípios.
Somente participa da ampliação dos prazos, o agricultor dos municípios reconhecidos em emergência ou calamidade pública na esfera federal, mas, se o governo estadual decretar o estado de emergência de toda a Zona da Mata, como fez no Agreste e Sertão, os agricultores podem ser contemplados com o beneficio federal. Enquanto isso não acontece, a medida somente contempla os produtores de Bom Jardim, Carpina, Limoeiro, Nazaré da Mata, Orobó, Paudalho, Passira, Pombos e Vicência – já classificados em emergência na esfera nacional. Aliança, Macaparana e Timbaúba aguardam a análise federal.
“Apenas 12 cidades da Zona da Mata receberam decreto de emergência estadual”, reclama Alexandre Andrade Lima, presidente da AFCP. O dirigente informa que dos 62 municípios com vocação canavieira, 20 decretaram emergência na esfera municipal e oito estão analisando ou providenciando a documentação. Ele lembra que choveu abaixo da média durante todo o período de formação dos canaviais (março a agosto) e o cenário também foi negativo nos meses de colheita, entre setembro e fevereiro, com exceção de outubro.
A seca provocou um déficit de 30% na produção dos fornecedores de cana do estado. “Ainda assim, o governo estadual não decretou emergência da Zona da Mata, o que vai impedir a participação dos produtores afetados no programa de renegociação das dívidas federais”, diz Lima. O dirigente lembra que há cinco meses havia feito a solicitação ao coordenador estadual de combate a seca, o secretário da Agricultura, Ranilson Ramos e ao próprio governador Eduardo Campos.
Fonte  :  A Voz da Vitória

II BLOGGERPE SUPERA EXPECTATIVAS.


A blogosfera pernambucana esteve reunida no hotel Atlante Plaza em Boa Viagem, no Recife., último final de semana, no II BloggerPE, ocorrido nos dias 20 e 21. O evento contou com a participação de produtores de conteúdo para mídia digital de todas as regiões do Estado, além das palestras com blogueiros renomados como Ricardo Noblat, de O Globo, e Magno Martins, do Blog do Magno.
No entanto, uma das palestras mais esperadas aconteceu na manhã do sábado (20), com o senador Armando Monteiro Neto (PTB). O parlamentar falou sobre “A conjuntura econômica nacional e o desenvolvimento de Pernambuco”. Ele fez um comparativo da atual situação econômica brasileira com a crise que atualmente permeia a Europa e argumentou: “Países emergentes como China, Rússia, Índia e Brasil funcionam como locomotivas do crescimento mundial. O Brasil foi o que cresceu menos dentre estes.”
O petebista citou a educação como possível válvula de escape no âmbito desenvolvimentista: “O grande desafio é desenvolver competências e o país tem que investir na Educação. Temos que construir um sistema que seja reconhecido mundialmente”, provocou.  Armando Monteiro salientou que Pernambuco vive uma situação inversa ao contexto mundial. Para ele há um relançamento da indústria no estado. Lembrou ainda da grande contribuição dada pelo presidente Lula o que fez com que, segundo ele, vários aportes industriais se instalassem em diversas regiões.
O senador não fugiu das perguntas políticas e reafirmou o seu anseio em governar o Estado. Porém a decisão não depende somente dele, alertou.
Já o deputado Jorge Côrte Real, presidente da FIEPE (Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco) falou sobre a interiorização do desenvolvimento. Ele frisou que as ações da FIEPE são “propostas de governo”, independente de quem estiver no poder. Côrte Real afirmou que a maioria das regiões do estado cresceram mais do que a própria Área Metropolitana.
Outro palestrante foi o representante do Porto Digital, jornalista Cláudio Marinho. Ele retratou o cotidiano do Recife e de Olinda em várias épocas e chamou a atenção para o que denominou de “Reapropriação afetiva das cidades.”
O jornalista Ricardo Noblat, editor do blog mais acessado do país, dialogou com o público presente em uma conversa quase que informal. O blogueiro de O Globo falou de sua vida pessoal de forma divertida e disse ser um blogueiro por acaso: “Nunca pensei em ser blogueiro. Tudo nasceu da ideia de um amigo”, pontuou. Noblat alertou que a facilidade com que a nova geração lida com a tecnologia pode determinar a extinção dos jornais tradicionais (De papel). Ele afirmou que o blogueiro tem de se reinventar, pois o público quer ser surpreendido com novidades.
O pernambucano Magno Martins também fez sua intervenção elogiando o trabalho de Noblat e salientando que os blogueiros são as verdadeiras fontes de informação local.
A palestra que finalizou o evento foi do consultor do SEBRAE, Leonardo Salazar, que falou sobre O empreendedor individual na economia criativa. Ele apresentou as vantagens e orientou os blogueiros a se cadastrarem no SEBRAE a fim de terem direito a vários benefícios nas esferas Federal, Estadual ou Municipal.
O jornalista Ivan Maurício de O Nordeste.com, uma das entidades organizadoras do evento, classificou como possitivo, afirmando que todos os objetivos foram atingidos. Já o presidente da ABLOGPE, Lissandro Nascimento, lembrou do grande desafio que os blogueiros terão que enfrentar: a aprovação ou não do Marco Regulatório da Internet pelo Congresso Federal. Sobre o encontro, o vitoriense disse que a troca de experiência e o intercâmbio entre os produtores midiáticos foram os pontos fundamentais.
Diversos encontros regionais serão realizados pela Associação dos Blogueiros visando a terceira reunião da categoria que deverá acontecer durante o Festival de Inverno de Garanhuns. Também marcando presença no II Blogger PE, o prefeito Isaías Regis ouviu a diretoria da ABLOGPE e se prontificou a receber o grupo na Suiça pernambucana para estudar a viabilidade da proposta.
Fonte  :  A Voz da  Vitória

MULHER É DETIDA APÓS DAR A LUZ E JOGAR O FILHO NO LIXO.

Foto: Giro Mata Norte
Uma mulher foi detida na tarde desta segunda-feira (22) após dar a luz e jogar a criança em uma lata de lixo, em Macaparana, Zona da Mata de Pernambuco. Rosinete Maria da Silva, 25 anos, prestou depoimento e continua na Delegacia da cidade. Ela não tem antecedentes criminais.

De acordo com a polícia, a suspeita teve a criança, de parto normal, dentro de casa, localizada na Travessa Geasi Alves. Após dar a luz, ela colocou o corpo do recém-nascido em uma sacola plástica e jogou na lata de lixo, nas proximidades. O corpo foi encontrado por populares que acionaram a polícia.

Em depoimento, Rosinete Matia da Silva alegou que a criança já nasceu morta. A investigação, entretanto,leva a crer, segundo a polícia,que a criança pode ter nascido com vida.O corpo do recém-nascido foi levado para o Instituto de Medicina Legal (IML) para ser periciado.

O delegado responsável pelo caso,Helbert Martins, expediu um mandado de prisão preventiva, mas o documento está aguardando decisão do juiz. Se ficar comprovado, ela será indiciada por homicídio e ocultação de cadáver. Caso o juiz não acate o pedido, ela será liberada.


Fonte  :  Diário de Pernambuco

PARTIDÁRIOS DE MARINA SILVA CORRE CONTRA O TEMPO PARA REGISTRAR A "REDE" ATE SETEMBRO.


À frente o ex-deputado Roberto Leandro, os partidários da ex-senadora Marina Silva estão correndo contra o tempo, em Pernambuco, para conseguir as assinaturas necessárias ao registro da “Rede Sustentabilidade” até o mês de setembro próximo.
Neste final de semana, eles conseguiram obter, no Recife, cerca de 400 novas assinaturas, mas o volume ainda é muito pouco diante da meta que foi fixada, garante o secretário estadual de Meio Ambiente Sérgio Xavier.
Além do partido de Marina, encontram-se em formação hoje, no Brasil, 19 partidos, entre eles Partido Federalista (PF), Partido Humanista Brasileiro (PHB), Partido da Justiça Social ((PJS), Partido Liberal Democrata (PLD), Partido da Mulher Brasileira (PMB), Partido Republicano da Ordem Social (PROS), Partido Social (PS), Partido da Transformação Social (PTS), Partido Novo (PN), Partido da Educação e Cidadania (PEC), Partido Democrático do Servidores Públicos (PSDSP), Partido Geral do Trabalhador (PGT), Partido Cristão Nacional (PCN), Partido do Meio Ambiente (PMA), Partido Cristão (PC), Partido dos Servidores Públicos e dos Trabalhadores da Iniciativa Privada do Brasil (PSPB) e Partido Carismático Social (PCS).
Fonte  :  Blog do Inaldo Sampaio


PARTIDOS JÁ SE MOBILIZAM PARA ELEIÇÃO SUPLEMENTAR DE PRIMAVERA.


PSC (Partido Socialista Cristão) lançou no último sábado, a candidatura de Tânia Barros e Isau Carlos (vice) a prefeitura de Primavera – Zona da Mata Sul de Pernambuco, para as eleições suplementares do próximo dia 02 de junho na cidade. A candidatura conta também com o apoio do Partido Republicano Brasileiro (PRB) e do Partido Republicano Progressista (PRP). A campanha eleitoral começa na próxima terça-feira (23), e vai até o dia 01 de maio na cidade de Primavera, as eleições ocorrem dia 02 de junho das 08h às 17h, de acordo o Tribunal Regional Eleitoral.
A eleição municipal em Primavera realizada em outubro de 2012, deu-se nas urnas com a vitória de Rômulo César Peixoto, mas conhecido como pão com ovo que concorreu sub judice e posteriormente teve sua candidatura impugnada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O segundo colocado nesse município, Jadeildo Gouveia (PR), o Galego do Gás, chegou a ser empossado por liminar, mas, com a decisão de novas eleições, acabou sendo destituído.
Fonte  :  A Voz da Vitória

PRODUTORES RURAIS ESTÃO CONTRAINDO "DÍVIDAS IMPAGÁVEIS", AFIRMA SECRETÁRIO DE AGRICULTURA.


O secretário de Agricultura de Pernambuco, Ranilson Ramos, chegou a embargar a voz, nesta segunda-feira, durante entrevista ao “Bom Dia Pernambuco” da TV Globo, ao falar sobre as providências que estão sendo tomadas pelos governos estadual e federal para enfrentar os efeitos da seca no semiárido nordestino.
Ele saiu do estúdio direto para o Aeroporto dos Guararapes, onde apanhou um avião com destino a Petrolina, onde participaria de uma reunião com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas.
“Vou dizer ao ministro que os agricultores de Pernambuco estão contraindo dívidas impagáveis, e não apenas em bancos públicos mas também com agiotas. Eles estão tomando dinheiro emprestado para manter o rebanho, só que o valor da dívida é três vezes mais do que o valor dos animais”, afirmou o secretário.
Foram convidados para esta reunião de hoje em Petrolina com o  ministro Pepe Vargas e o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Gueller, todos os secretários de Agricultura dos Estados do Nordeste.
Fonte  :  Blog do Inaldo Sampaio

FUNCIONÁRIOS DA LIMPEZA URBANA DO RECIFE FAZEM PARALISAÇÃO.

Fim da "Faxina geral" (Foto: divulgação/PCR)
Garis, varredores e outros profissionais da limpeza urbana do Recife ligados à Vital Engenharia paralisaram as atividades por tempo indeterminado nesta segunda-feira (22). Entre as reivindicações, está o reajuste salarial de 15%.

Os trabalhadores também denunciam que têm descontos no salário quando faltam, mesmo apresentando atestado médico e, além disso, afirmam que não recebem o pagamento de férias no período correto e sofrem assédio moral.

Representantes do Sindicato dos Trabalhadores de Limpeza Urbana de Pernambuco (Sindilimp) estão em reunião com advogados da empresa. "A resposta até agora foi que a negociação será feita no Ministério Público do Trabalho. Até lá, os trabalhadores devem ficar parados", afirmou o presidente do sindicato, Thiago Soares.

A entidade calcula que centenas de funcionários estão em frente à empresa, na BR-101, no bairro da Macaxeira, na Zona Norte do Recife. Depois da negociação com representantes da empresa, eles devem realizar uma nova assembleia para decidir sobre a continuação da paralisação.

A Vital Engenharia é responsável por 80% da limpeza do Recife. A empresa conta com cerca de 800 funcionários, entre garis e servidores responsáveis pelos caminhões de lixo e pela capinação das ruas da cidade.


Fonte  :  NE10

MULHER COM PROBLEMAS MENTAIS MORRE ATROPELADA POR ÔNIBUS DA 1002.


Na manhã deste sábado (20), por volta das 09h30, foi registrado um acidente com vítima fatal na BR-408, no município de Tracunhaém, na Mata Norte do Estado. De acordo com informações da Polícia Militar (PM), a senhora Marinalva Maria da Silva, de idade não informada, residente no Loteamento Nova Tracunhaém, foi atropelada por um ônibus da empresa 1002. 

Segundo registrado no Boletim do Ocorrência (BO) 3447, os policiais foram informados que de na rodovia havia uma mulher se jogando em frente aos veículos que trafegavam na via. Ao chegar ao local indicado, o policiamento localizou o corpo de Marinalva as margens da BR já sem vida. Os policiais ainda informaram que um médico que passava pelo local tentou socorrer a vítima, mas de imediato verificou que ela estava morta.

Em depoimento, o motorista do ônibus, identificado como Oziel Amaro da Silva, 39 anos, residente no município de Aliança, disse que a vítima se jogou na frente o coletivo, o que o forçou a realizar uma manobra brusca para livrar a vítima. Por conta do desvio, o ônibus, que estava ocupado por aproximadamente 20 passageiros, acabou caindo na ribanceira, mas sem deixar vítimas graves. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML), em Recife.

Já o motorista foi conduzido à delegacia local para prestar maiores esclarecimento, e em seguida foi liberado. Ainda no BO, os policiais registram que receberam informações de populares afirmando que a vítima tinha problemas mentais. O caso foi registrado na Delegacia de Tracunhaém, que apura com mais detalhes as causas do acidente.

Fonte  :  Blog do Agreste / Foto: Giro Mata Norte

CRISTOVAM: EDUARDO É CANDIDATO SIM, E ESTÁ PREPARADO.


 Após participar de jantar com Eduardo Campos (PSB-PE), o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) diz ter chegado a duas conclusões: “Ele é, sim, candidato à Presidência em 2014 e está muito bem preparado”. O fato quem conta é Cláudio Humberto, na sua coluna desta segunda-feira.
Enquanto isso, o governador pernambucano, focado na sua determinação de enfrentar Dilma nas urnas em 2014 mantém a sua  intensa agenda por todas as regiões do País. São convites para conferências, visitas simples a obras em outros Estados, palestras sobre experiência de governo, dentre outros ítens. Ao que tudo indica Eduardo Campos não vai parar tão cedo.

Fonte  :  Blog do Magno Martins