CONEXÃO PASSIRA: 18 de abril de 2013

quinta-feira, 18 de abril de 2013

HUMBERTO CRITICA CARTEL NA VENDA DE REMÉDIOS AO ESTADO.

Em pronunciamento no Senado, nesta quinta-feira (18), o senador Humberto Costa (PT) comentou denúncia do secretario estadual de Saúde, Antônio Figueira, sobre a existência de uma espécie de oligopólio entre os fornecedores de medicamentos do Estado, que termina por dificultar e encarecer a venda de remédios usados no tratamento de doenças crônicas e raras.

Os remédios são comprados e oferecidos pelo Governo de Pernambuco com recursos da União. Atualmente, há 23 farmácias que distribuem gratuitamente esses medicamentos no Estado, algumas funcionando dentro de hospitais O número de pacientes assistidos vem crescendo exponencialmente, atingindo 34.400 pessoas em 2012, disse Humberto.

Muitas vezes, explicou o senador, quando o Governo do Estado abre uma licitação para a compra de medicamentos, os fornecedores não participam dos certames. O resultado é que, depois de duas ou três licitações vazias, o Governo do Estado acaba fazendo uma dispensa de licitação, e aí as empresas aparecem cobrando preços acima do valor máximo de compra do governo. 'E o pior é que esse tipo de problema não se restringe apenas a Pernambuco. Ele atinge também todo o Nordeste. Segundo o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde, essa reclamação tem sido recorrente nos demais estados da região', afirmou.

Esse comportamento, que tem todas as características de um cartel, deixa o Estado de mãos atadas e os governos de Pernambuco e dos demais Estados do Nordeste acabam ficando à mercê dessas ações, disse Humberto. Segundo ele, 20% dos estoques de 230 tipos de remédios especiais, de alto custo, não estão sendo repostos.

Em 2012, de acordo com o secretário de Saúde de Pernambuco, o Governo do Estado realizou a licitação de 1.740 itens de medicamentos, mas 663 certames (38%) foram fracassados. No mesmo período, foram feitas 133 dispensas de licitação. Com isso, os itens acabaram sendo adquiridos a preços muito altos, e o governo gastou R$ 85 milhões com a compra de medicamentos, disse Humberto.

Segundo o senador, em 2013, até 17 de abril, 360 itens foram licitados, e o Governo de Pernambuco obteve êxito em 246 licitações, o que representa 68% dos certames. Porém, Humberto registrou que 114 licitações foram fracassadas, e que, até o presente momento, já foram feitas 26 dispensas de licitação para a compra de medicamentos.

Em aparte, o senador Magno Malta (PR-ES) saudou o pronunciamento de Humberto Costa e disse ter conhecimento de varias denúncias desse tipo. Ele observou que o doente crônico, ao procurar um medicamento insistentemente e não ter retorno, é orientado a recorrer ao Ministério Público. “O promotor, na ânsia de ajudar, sem saber que está servindo a um cartel, e de forma até inocente, determina o fornecimento

do medicamento em 24 horas ou prisão. Ele legaliza a ilegalidade com a determinação, porque aí se compra sem licitação, pois foi o promotor quem mandou', disse Magno Malta.

Fonte  :  Blog do Magno Martins

PREFEITURA DE LIMOEIRO INICIA DISTRIBUIÇÃO DE CANA DE AÇÚCAR COM CRIADORES DE BOVINOS.


Na manhã desta quarta-feira (17) foram distribuídas 34 toneladas de cana de açúcar com os criadores de bovinos de Limoeiro. A doação do alimento aconteceu no Parque de Exposições Doutor Emídio Cavalcanti e faz parte das ações de combate à estiagem no município. A aquisição da cana de açúcar foi possível através de uma parceria firmada entre a prefeitura de Limoeiro e o Governo do Estado, tendo no município o apoio do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). A logística para transporte da cana de açúcar vinda do polo de Surubim está sendo garantida pela administração municipal. 

Enquanto durar o período de estiagem a distribuição do produto será semanal. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Agricultura de Limoeiro, Marcelo Mota, a previsão para próxima semana será de receber aproximadamente 80 toneladas. O cálculo da secretaria é de distribuir 10 quilos por animal – limitado a 30 cabeças por criador. “Nosso objetivo é atender a todos os criadores cadastrados. Nessa hora nossa visão está voltada para a manutenção dos rebanhos”, destacou Marcelo. O coordenador do IPA Unidade Limoeiro, Eudes Cavalcanti, também acompanhou a distribuição e ressaltou a colaboração dos criadores na organização.

Para o criador Ednaldo Antônio, proprietário de dez animais, a cana de açúcar chegou ao momento certo. “Estamos precisando demais dessa ajuda, pois não temos mais aonde recorrer. Isso não resolve todos os problemas, mas o pouco com Deus significa muito”, comentou o limoeirense. O presidente do Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Limoeiro (Codesul), José de Moura, se emocionou ao ver os criadores reunidos na luta para garantir a sobrevivência do rebanho. “Quem mora no mato e cria animal sabe o que estamos passando. Essa cana vai ajudar muito”, pontuou.

Fonte  :  Blog do Agreste

FILHA JOGA ÁGUA QUENTE NA MÃE EM CARPINA.

Foto Ilustração

A vítima Floriana Francisca de Souza ,44,foi atingida criminalmente por água quente por todo o corpo,ato provocado pela própria filha Joseane Lopes de Sousa,22,conhecida por josi,após uma discussão entre mãe e filha,que era constante.
A filha pegou uma vasilha com água em estado quente e arremessou contra a vítima.O ato delituoso ocorreu na própria residência da família,localizada na Av. Joaquim Pinto Lapa,266,Bairro Santo Antônio,em Carpina. O efetivo fez deslocamento ao local na tentativa de localizar a imputada, mas a mesma não se encontrava no local,tendo fugado.
Fonte  :  Giro Mata Norte

ASSEMBLÉIA PROMOVE REUNIÃO ESPECIAL EM HOMENAGEM AO DIA ESTADUAL DA CONSCIÊNCIA ESPÍRITA.


A Assembleia realizou um Grande Expediente Especial, nesta quinta (18 de abril), para comemorar o Dia Estadual da Consciência Espírita. A solenidade foi sugerida pelo deputado Sérgio Leite, do PT.

A doutrina espírita teve início, no Brasil, com o surgimento da Federação Espírita Brasileira (FEB), fundada em janeiro de 1884. A entidade propôs-se a divulgar o espiritismo no país, promovendo o estudo e a prática da doutrina. Atualmente, o Brasil é maior nação espírita do mundo.

O deputado Zé Maurício, do PP, que presidiu a reunião, lembrou que o dia 18 de abril foi escolhido para comemorar a consciência espírita em razão do lançamento do Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, que ocorreu na mesma data no ano de 1857. A obra é tida como o marco inicial da doutrina em todo o planeta. 

Em Pernambuco, a Federação Espírita Estadual é presidida por Ednar Santos. De acordo com ela, a imortalidade da alma e a existência de Deus em nossas vidas estão entre os principais fundamentos do espiritismo. // 

Entre os últimos dias 12 e 14 de abril, Recife sediou o Encontro de Lideranças Espíritas, que reuniu presidentes e representantes das entidades federativas integrantes da Comissão Regional Nordeste da Federação Espírita Brasileira.

O deputado Sérgio Leite, autor do projeto de lei que regulamentou o Dia Estadual da Consciência Espírita, lembrou de importantes personalidades ligadas à doutrina no Brasil, como o médico Bezerra de Menezes e o médium Francisco Cândido Xavier. Ele acrescentou que esse é o quarto ano consecutivo que a Alepe comemora a data.


Fonte  :  Asseria de Imprensa

VEREADOR SOLICITA DADOS DA FOLHA DE PAGAMENTO DE OROBÓ, MAS REQUERIMENTO NÃO É APROVADO.


Mesmo integrando a base aliada ao prefeito de Orobó, Cléber Chaparral (PSD), o vereador Manuel Mariano (PP) apresentou na sessão desta quarta-feira (17), um requerimento solicitando da prefeitura a cópia da folha de pagamento dos servidores públicos efetivos, comissionados e contratados do município de Orobó referente aos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano. 

“Esse requerimento vem atender ao desejo de vários vereadores de acompanhar mais de perto os gastos do Executivo com a folha de pagamento da municipalidade. Como integramos um governo transparente e participativo, nada mais justo do que dispomos, bimestralmente, da folha de pagamento”, justificou Mariano através do requerimento 17|2013.

Para surpresa de muitos, o requerimento não foi aprovado. Por 06 votos contrários e 05 favoráveis, a solicitação de Manuel Mariano ficará sem resposta. Segundo informações do Blog Orobó da Gente, foram contrários ao requerimento os vereadores: Biu Abreu (PSD), Dona Lia (PDT), Eduardo do Cimento (PSD), Zezé da Jaca (PSD), Júnior de Chã do Rocha (PSB) e Jairo de Orlando (PRB).

Já os parlamentares Lúcio Ramos (PSDB), David (PSB), Conceição Arruda (PSDB), Jorge (PSB) e autor do requerimento, Manuel Mariano (PSD), votaram a favor da aprovação, o que acabou não acontecendo por apenas um voto de diferença. Ao final da postagem, o editor do Blog Orobó da Gente escreveu: “Quem não tem dúvidas das coisas não tem medo de mostrar”, deixando os vereadores que votaram contrário em situação desconfortável junto aos oroboenses.

Fonte  :  Blog do Agreste