CONEXÃO PASSIRA: 12 de março de 2013

terça-feira, 12 de março de 2013

SAIBA COMO CONHECER O SERVIÇO BÁSICO DE SAÚDE EM SUA CIDADE.


Para conhecer detalhadamente a Política Nacional de Atenção Básica, como o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), o Programa de Saúde da Família (PSF), e o funcionamento delas, basta um clique e o leitor tem todas a informações que parecem escondidas a sete chaves. È possível através dos portais, o detalhamento das ações de seu município na área de Saúde (como em qualquer área), além de conhecer os profissionais ligados ao sistema.
Todo este processo foi repassado aos ouvintes da Rádio Tabocas FM (98,5), no Programa A Voz da Vitória, onde o comentarista Elias Martins com o “Começando Expediente”, destacou o assunto.Para conferir o funcionamento e a fiscalização da saúde pública local, basta acessar dab.saude.gov.br, clicando na janela Gestão de Atenção Básica, e em publicações, baixar em seu computador o manual de “Política Nacional de Atenção Básica”.
Já para conhecer os profissionais de saúde ligados ao sistema local de saúde, acessecnes.datasus.gov.br e na janela serviços, clique em sumário de carga estados/municípios, escolhendo Pernambuco e Vitória de Santo Antão, ou qualquer cidade que você deseja conhecer.
Clique em “ultimo arquivo carregado”, depois em “estabelecimentos” em qualquer dos meses que você queira conferir. Clique mais uma vez no nome do estabelecimento na relação que surgirá na tela do seu computador. Ex: USF Alto Jose Leal. Clique em módulo – Janela Equipes, e por fim no tipo do arquivo, na primeira janela à esquerda da tela do seu computador, para conhecer as informações básicas dos profissionais de saúde atrelados a USF Alto Jose Leal.
Atualmente, Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata do Estado, conta com 214 profissionais de saúde cadastrados nas 20 Unidades de Saúde da Família, sendo 20 médicos, 17 Cirurgiões Dentistas, 20 Enfermeiras, 20 Técnicas de Enfermagem, 120 Agentes Comunitários de Saúde e 17 Auxiliares de Saúde Bucal.
De acordo com a Política Nacional de Atenção Básica, estes profissionais devem dedicar 40 horas semanais de serviço às unidades, só o Médico que tem definidas 32 horas para ambulatório e 8 para serviços externos.
Fonte  :  A Voz da Vitória

MPPE COBRA MUDANÇA NAS CORES DOS PRÉDIOS PÚBLICOS E SLOGAN DA PREFEITURA DE PASSIRA.

O prefeito de Passira, Severino Silvestre de Albuquerque (PSDB), recebeu uma série de orientações do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio de recomendação, para a modificação das cores do slogan da prefeitura. A promotora de Justiça Mirela Maria Laupman indicou que a presença das cores amarelo e vermelho, usadas na campanha política do atual prefeito, sejam substituídas, de imediato, por cores neutras ou por aquelas predominantes na bandeira do município. Já os veículos e prédios do Poder Municipal, que estejam nesses cores, devem ser pintados no prazo de 150 dias.

A recomendação também faz alerta para que não seja fornecido fardamento aos alunos de escolas municipais com as cores associadas à campanha do atual gestor. Em caráter preventivo, a representante do MPPE lembra que não é permitido usar fachadas de prédios públicos e serviços desenvolvidos pela administração municipal, como obras, campanhas e programas, para realizar promoção pessoal de autoridades. O mesmo vale para a figura do prefeito ou partido político a que é vinculado.

De acordo com a Constituição Federal, vincular serviços e obras da administração pública à figura  do gestor, como forma de promoção pessoal, caracteriza desvio de finalidade da publicidade institucional. Caso as ações citadas pela promotora não sejam adotadas, o MPPE vai tomar as medidas necessárias à sua implementação e responsabilizar aqueles que não derem cumprimento à recomendação.

Fonte  :  Diário de Pernambuco

EM ALAGOAS, DILMA INAUGURA TRECHO DO CANAL DO SERTÃO.

A presidente Dilma Rousseff (PT) já está na localidade de Alto dos Coelhos, em Água Branca (AL), onde fará a inauguração do primeiro trecho de 65 quilômetros do Canal do Sertão, a maior obra hídrica do Estado que, quanto estiver concluída, terá 250 quilômetros e beneficiará um milhão de moradores de 12 cidades. O investimento é parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Iniciada no governo do então presidente e hoje senador Fernando Collor (PTB-AL), a obra se arrasta há 20 anos e já consumiu mais de R$ 1 bilhão e já disponibiliza água para consumo humano para os municípios de Delmiro Gouveia, Pariconha e Água Branca. A etapa final da obra tem conclusão prevista para 2014.

Dilma também deverá assinar mais duas ordens de serviço que vão liberar mais cinco milhões para a obra. Localizado a 305 quilômetros de Maceió, o Canal do Sertão terá ainda outros seis trechos e beneficiará um milhão de pessoas de 45 cidades que amargam os efeitos das estiagens constantes que afetam a região.


Fonte  :  Blog do Magno Martins