CONEXÃO PASSIRA: 16 de janeiro de 2012

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

ADOLESCENTE ATROPELA DOIS HOMENS EM VITÓRIA E DEIXA UM DELES COM A PERNA DECEPADA.

Em um ato irresponsável cometido por um adolescente causou uma lesão irreparável em Ricardo Aureliano da Silva, de 40 anos, morador da Rua Clube Taboquinhas, no Bairro do Maués, e Manoel Joaquim de Albuquerque, 48 anos, residente no Alto José Leal, em Vitória de Santo Antão. Ambos foram atropelados quando estavam na esquina de um estabelecimento comercial na noite do sábado (14), localizado na Avenida Dom João Costa com a Rua Alexandre Luna – no Maués (próximo a Delegacia de Vitória).
O pai do adolescente e o dono do veículo estiveram no Plantão da Delegacia de Vitória, onde foi instaurado um Inquérito Policial.Os homens foram atingidos por um veículo Fiat Uno de placa KKX 5159, conduzido por um adolescente de 16 anos, que segundo versão da sua família havia pego a chave escondido do irmão, proprietário do carro.
Uma das vítimas, Ricardo Aureliano da Silva, teve a perna esquerda decepada, enquanto Manoel Joaquim saiu com lesões pelo corpo. Os dois foram removidos para o Hospital da Restauração,  no Grande Recife.
Fonte  : A Voz da Vitória

OZANO BRITO: "RELAXADO OU DISPLICENTE?"

O prefeito de Gravatá, Ozano Brito, foi chamado de negligente e relaxado nesta segunda-feira (16) por um dos jornalistas mais conceituados no Recife, Magno Martins. No blog do critico político, Ozano foi taxado como “relapso”, que em outras palavras significa que ele é negligente no cumprimento de suas obrigações; relaxado ou displicente. Ozano estaria deixando de cumprir importantes obrigações do poder executivo: “O prefeito Mantém em dia o pagamento de consultorias caríssimas, enquanto atrasa o salário dos servidores comissionados e de uma penca de fornecedores, entre eles a Locar, que ameaça tirar os carros da locadora de circulação”, disse Magno Martins. De fato, o município de Gravatá nos últimos anos vem ganhando destaque nas colunas de política de todo país, no entanto de forma negativa.
Reportagem: Clebson Amsterdan
Fonte: Magno Martins

NINO DA GAIOLA ESTÁ EM CIMA DO MURO.

O artesão Nino da Gaiola anda entristecido com o grupo político de Bruno Martiniano (PTB). Nesta última semana, Valeriano Bezerra (nino), teria deixado vazar que não está satisfeito com a aproximação de Bruno com o governo Ozano Brito. Nino teria dito que é inadmissível ver Bruno achegando-se daquele que durante quase dois anos queria tomar o poder. O artesão ainda teria contestado que tantas pessoas que suaram a camisa para ver Ozano no poder não tiveram a oportunidade de trabalho do que aqueles que seguiram Bruno estão tendo.  Nino foi candidato em 2008 pela coligação a grande mudança e era filiado ao PRB de Pedro Martiniano.
Fonte  :  Portal GN

JOAQUIM NETO É BEM RECEBIDO NO HOSPITAL.

Calma. O motivo da ida de Joaquim Neto (PSBD) ao Hospital Dr. Paulo da Veiga Pessoa, não está relacionado ao nenhum problema de saúde do mesmo. Acontece que sábado (14) funcionários e amigos do líder tucano gravataense o convidou para fazer uma visita ao prédio público municipal. Ele já não é mais o prefeito, mas continua sendo querido por todos, isso porque quando chegou na unidade hospitalar foi recebido aos abraços. No entanto o prefeito Ozano Brito (PSD) não gostou da visita de Joaquim e por telefone deu uma “martelada” na cabeça do secretário de Saúde Jorge Eduardo. Uma funcionária do hospital ligou para nossa equipe e disse: “Pode se ouvir aqui os risos dos funcionários. Nós não temos medo e nem vergonha de dizer que gostamos de Joaquim, sou funcionária efetiva e tenho meu direito de ir e vir”, disse uma das funcionarias de plantão.
Fonte  :  Portal GN

GOVERNO EXIGIRÁ DE TVs E RÁDIOS PROGRAMAS NA CIDADE DA EMISSORA

A presidente Dilma Rousseff deve assinar nesta segunda-feira (16) decreto para alteração do Regulamento dos Serviços de Radiodifusão, que mudará o processo licitatório para outorga dos serviços de TV e rádio.
Entre as novas exigências, que tratam especialmente de critérios mais rígidos para comprovar capacidade financeira do interessado, está a obrigatoriedade de produzir programas na cidade da emissora e também de promover produções independentes.
Segundo nota do Ministério das Comunicações, as propostas técnicas para participar de licitação devem incluir, além dos programas jornalísticos, educativos, culturais e informativos, programas produzidos no município de outorga e programas produzidos por empresas que não mantenham vínculo com empresas ou entidades executoras de serviços de radiodifusão.
CAPACIDADE ECONÔMICA
O foco do decreto, como a Folha já antecipou, será estabelecer controle mais rigoroso da capacidade econômica e técnica do interessado para executar o serviço de radiodifusão.
Pelas novas regras, a entidade candidata deverá apresentar balanço patrimonial e demonstrações contábeis mais pormenorizadas, sendo proibida a sua substituição por balancetes, por exemplo.
O candidato terá ainda de apresentar parecer de dois auditores independentes demonstrando a capacidade econômica da empresa. Deverá ser apresentado projeto de investimento com a origem dos recursos a serem aplicados, e provas de idoneidade.
O pagamento do valor integral da outorga deverá ser feito ainda durante o processo de outorga. Se a entidade não realizar o pagamento, será desclassificada, e o segundo colocado, convocado. Somente depois será assinado o contrato.
O Ministro das Comunicações será responsável pela emissão das outorgas de emissoras de rádio. A Presidência continuará cuidando da das outorgas para emissoras de TV.

Fonte  :  Folha.com  /Sofia Fernandes de Brasília

PREFEITURA DE PASSIRA NÃO PAGA O SALÁRIO DO MÊS DE DEZEMBRO..

Enquanto as prefeituras de outros municípios procuram estar em dia com a efetuação dos pagamentos de seus funcionários, em Passira não está acontecendo o mesmo.
Alguns funcionários, especificamente os contratados, não recebem à dois meses. Já os efetivos ainda não receberam o mês de dezembro.


O prefeito em uma emissora de rádio na cidade de limoeiro no dia 28/12/2011, disse que efetuaria o pagamento dos funcionários  até o final do corrente ano, coisa que não foi feita até o presente momento.


Estamos em um ano eleitoral, não ficaria difícil acreditar que o sucessor do prefeito não seguiria o mesmo processo administrativo?


Será que os funcionários receberão o real salário mínimo de R$ 622,73 reais, ou será que receberão o valor de "um" salário mínimo!!?


Segundo alguns prefeitos, o mês que tem o FPM (Fundo de Participação Municipal) de um maior valor, é janeiro, que é depositado na conta das prefeituras nos dias 10, 20 e 30 de cada mês.


Bom!! A primeira parcela já chegou, pois hoje é 15/01/2012.

FOLHA DE PE: LEITOR DIZ QUE OROBÓ NÃO PAGAR O SALÁRIO MÍNIMO.

Gostaria de informar da minha insatisfação contra o prefeito de Orobó, Manoel João. O problema é que, nos bastidores da prefeitura, se comenta que o prefeito não quer pagar o salário mínimo de R$ 622 em janeiro, só lá pra fevereiro. Mas a lei é clara.

Quando Dilma sancionou a lei que era pra ser pago em janeiro, no caso as prefeituras têm que pagar no final do mês e não em fevereiro. No caso do INSS, já vêm com o aumento neste final de mês.
Se comenta que a prefeitura não está lá essas coisas na área financeira, mas nós funcionários não temos culpa. O que acontece é que o prefeito só quer fazer festa direto, mas pagar o que é direito ele não quer. Fica aqui minha revolta sobre a Prefeitura de Orobó, administrada pelo prefeito Manoel João. Será que desse jeito que o candidato dele vai ganhar? Fica a dúvida.

Atenciosamente,
Marcelo Augusto

PASSIRA REGISTRA PRIMEIRO HOMICÍDIO DO ANO.

No último Sábado dia (14), o município de Passira, no agreste, registrou o primeiro homicídio do ano. O crime aconteceu por volta das 19h, no Sítio Barbosa, na zona rural do município. A vítima foi José Adriano Pereira, 33 anos, agricultor, residente na localidade. Ele foi assassinado por seu tio, o sr. José Armando, agricultor, residente próximo a casa da vítima. Segundo testemunhas, José Adriano sempre que ingeria bebidas alcoólicas, ficava provocando os moradores da localidade, e na semana passada, ele embriagado, se desentedeu com o acusado, e não se agrediram na ocasião por que os vizinhos evitaram o confronto. No último sábado dia (14), por volta das 19h, a vítima portando uma espingarda do tipo "soca-soca", foi a casa do seu tio, e ao chegar lá, foi alvejado e morto a tiros em frente a residência do acusado, que está foragido. O corpo da vítima foi encaminhado ao IML de Caruaru/PE. "O caso está sendo investigado pela delegacia de polícia cívil de Passira", afimou o agente de plantão, Daniel Pino.


Fonte  :  Blog  Rogério Silva Radialista

ENCONTRO CONSOLIDA PRIMEIRA ASSOCIAÇÃO DE BLOGUEIROS DO BRASIL.

Na manhã deste domingo (15) reuniram-se no plenário da Câmara Municipal de Passira, Agreste Setentrional de Pernambuco, blogueiros de diversas regiões do Estado, para o primeiro encontro da classe no ano. A última reunião havia sido realizada em Limoeiro, no dia 10 de dezembro de 2011, quando foi formada a Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABLOGPE), a primeira do Brasil neste segmento. O objetivo da entidade, segundo a comissão definida para coordenar os trabalhos, é de fortalecer a classe de blogueiros, uma das mais crescentes no País.

No momento de abertura do encontro, o advogado Jairo Medeiros, assessor jurídico da ABLOGPE, destacou a fase positiva de propagação da informação para o mundo através das mídias sociais, em especial para Pernambuco, dando exemplos e comparativos sobre o crescimento dos blogs. Ele ainda falou sobre a formação da associação, que não tem fins lucrativos, e sim “benefícios e organização da categoria de blogueiros”. Jairo chamou a atenção dos presentes para a democratização da informação e citou exemplos de jornais, inclusive internacionais, sobre a decadência dos impressos – ao mesmo tempo em que cresce a mídia digital. Dentro de sua fala, o assessor mostrou a importância dos blogs na revelação de problemas urbanos que se misturam ao nosso cotidiano, externando como exemplo os engarrafamentos das cidades. “Precisamos alimentar a proposta de reunir os fatos pernambucanos e ter uma representatividade da classe, pensando no futuro em parcerias, assessorias e outros serviços”, destacou o assessor.

Ainda dentro dos primeiros passos deste quarto encontro, os blogueiros participantes falaram da expectativa pessoal sobre o encontro e sobre a importância do blog no mundo da comunicação social. Nas falas foi aberto um “parêntese” para o blogueiro Cristiano Pilako, da cidade de Vitória de Santo Antão, que fez uma explanação sobre a necessidade de se cobrar dos poderes públicos a disponibilidade de internet grátis nas cidades pernambucanas – tendo em vista a difusão da informação na grande rede. O blogueiro Jair Ferreira, do Blog Folha de Limoeiro, lembrou o papel dos blogs como fonte de informação e, em especial, como banco de notícias para muitos veículos de comunicação, a exemplo das rádios, inclusive levantando debates que tem chamado a atenção dos poderes públicos para investigações. O limoeirense ainda levantou uma questão futura, ao colocar para o grande grupo a necessidade do reconhecimento profissional da classe junto aos poderes representativos.

Na pauta da reunião, o primeiro ponto debatido foi ligado à vida orgânica e financeira da instituição. Na lista de sugestões apontadas pelos blogueiros estiveram em destaque o pagamento da adesão do associado e da anuidade, além de convênios a serem firmados para oferecer benefícios aos integrantes da ABLOGPE. E os primeiros “frutos” já começaram a ser colhidos. No encontro ficou definido que os associados já terão disponíveis os serviços de assessoria jurídica e, caso desejem, a alteração da extensão do blog, deixando de ser “.blogspot.com” e passando a ser, apenas, “.com”. Porém, com a criação da associação também estão vindo às despesas necessárias para os protocolos jurídicos e manutenção da entidade. Para isso, o planejamento da ABLOGPE será de criar um grupo de trabalho para repassar informações e dá suporte para a formação de novos blogs, assim como repasse de novos recursos tecnológicos. “Nossa proposta é de oferecer serviços como palestra e workshop, tais quais possam oferecer um retorno financeiro para a associação”, explicou Medeiros. “Lembrando sempre que tudo que for conquistado será para o coletivo”, completou.

Diretoria – O primeiro encontro do ano também foi marcado pela escolha da diretoria executiva. O momento foi histórico, haja vista ser a pioneira no país. Nomes foram lançados e, de forma unânime, ficou estabelecido: Lissandro Nascimento (presidente), Lúcio Mário (vice-presidente), Alfredo Neto (secretário), Leonardo Araújo (diretor financeiro), Arlindo Júnior (diretor técnico), Samuel Cazumbá (diretor executivo) e Cristiano Pilako (diretor jurídico). Os suplentes escolhidos foram ordenados do primeiro ao quinto com Rafael Santos, Flávio Melo, Amannda Oliveira, Manuel Mariano e Pastor Melqui. Já o Conselho Fiscal conta com os efetivos Paulo Roberto da Silva Júnior, Elizeu Araújo de Moura Júnior, Wilker Matos de Albuquerque, e os suplentes Anderson Pereira, Edgar dos Santos e Pollynne Giovane.

Próximos Passos – Ao final do encontro a nova diretoria estabeleceu a agenda de eventos oficiais para o primeiro semestre. Em fevereiro, com a data a ser definida, acontecerá a primeira reunião exclusiva com os diretores. No dia 18/03 acontecerá o Encontro dos Blogueiros da Zona da Mata, em Macaparana. Entre os dias 27 e 28 de abril, os blogueiros se reúnem no município de Arcoverde. No mês de maio, com agenda para o dia 20, será a vez de Petrolina receber o Encontro de Blogueiros do Sertão. E fechando os encontros no primeiro semestre, o espaço será reservado para o Encontro de Blogueiros da Região Metropolitana do Recife (RMR), marcado para a cidade de Moreno. (Imagem Blog Coisas da Vida)

Alfredo Neto, Secretário - ABLOGPE