CONEXÃO PASSIRA: 9 de agosto de 2011

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Acontece em Passira a 2ª Conferência Nacional de Juventude

conferencia_nacional_juventude_passira_2011
A juventude brasileira vivenciou, nos últimos anos, uma série de conquistas, incluindo a criação da Secretaria Nacional de Juventude e do Conselho Nacional de Juventude e a execução de programas como o Projovem e Prouni, e de políticas universais nas mais diversas áreas. O tema avançou de maneira significativa com a criação dos conselhos e órgãos específicos de juventude nos municípios e estados brasileiros e com a aprovação da Emenda Constitucional 65, que inseriu o termo “jovem” no capítulo dos Direitos e Garantias Fundamentais da Constituição Federal.
Um marco importante desse processo foi a realização da 1ª Conferência Nacional de Juventude, em 2008, com o lema: Levante Sua Bandeira, que mobilizou mais de 400 mil pessoas em todo o país e aprovou um conjunto de 70 resoluções e 22 prioridades que devem nortear as ações para a Juventude em nível federal, estadual e municipal. A Conferência estimulou a discussão da temática juvenil por parlamentares, prefeitos, secretários e governadores, entre outros agentes públicos.
Neste momento, a juventude precisa afirmar ainda mais o seu direito de participar como sujeito estratégico do projeto de desenvolvimento nacional, deliberando, entre outras prioridades, a necessidade de avanços no Marco Legal da Juventude, com a aprovação do Plano Nacional e do Estatuto da Juventude, em tramitação no Congresso Nacional. É fundamental que uma nova Conferência defina quais são os direitos da juventude, as políticas e programas prioritários para garanti-los, além de apontar mecanismos de participação, assegurando o envolvimento do maior número possível de jovens brasileiros, respeitando sua pluralidade e incluindo as comunidades tradicionais.
Agora nos preparamos para a 2ª Conferência Nacional de Juventude, que acontece em dezembro de 2011, em um cenário repleto de novos desafios. A próxima Conferência será norteada por três temas principais: Juventude - Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional; Plano Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015; e Articulação e Integração das Políticas Públicas de Juventude.
Não fique fora desse debate! Informe-se junto ao governo do seu estado e à prefeitura de sua cidade sobre as etapas preparatórias da 2ª Conferência. Em Passira será realizada nesta sexta-feira 12/08/2011, às 08:00hs. na Cantina Festa Show.                         Fonte: Prefeitura de Passira

Moto é recuperada no centro de Gravatá.

O agricultor José Carlos da Silva, (35), residente no Sítio Caruá teve sua motocicleta recuperada na manhã da última segunda-feira, (08/08), depois de tê-la furtada no dia anterior. A moto HONDA CG-150 KS TITAN, (KLI-9824), foi encontrada por soldados da 5ª CIPM estacionada em frente ao Banco do Brasil. Ninguém soube informar quem havia deixado a moto naquele lugar.
Reportagem: Clebson Amsterdan

Popular é encontrado desacordado em frente ao quartel.

Severino Otávio da Silva, (44), foi encontrado por soldados da 5ª CIPM desacordado em frente ao quartel da PM situado na Rua 4 de Outubro, zona oeste da de Gravatá. Imediatamente os efetivos da polícia conduziram a vitima ao pronto-socorro do Hospital Dr. Paulo da Veiga Pessoa, (HDPVP) onde ficou sob os cuidados médicos. Até o fechamento desta reportagem não sabíamos o estado de saúde do mesmo.
Reportagem:Clebson Amisterdan    Fonte: PM-PE

Polícia faz apreençaõ de Cd's, DVD's e roupas falsas em Caruaru

A Polícia de Repressão à Pirataria apreendeu na manhã desta terça-feira (9) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco  3.500 CD's e DVD's e 600 peças de roupas falsas que estavam sendo vendidas no Parque 18 de Maio e na Feira de Artesanato.

Uma pessoa foi detida na ação, Valdinho Luiz da Silva,36 anos, ele foi levado para a Delegacia Regional de Caruaru. Segundo a polícia, Valdinho será liberado após o pagamento de fiança. O material ficará com a Polícia de Repressão à Pirataria.

Cidade de Pombos terá projeto para crédito de carbono


                   
Com o objetivo de implantar e desenvolver um modelo para Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) por créditos de carbono na região da sub – bacia Natuba, na  bacia hidrográfica do rio Tapacurá, a Sociedade Nordestina de Ecologia (SNE) apresenta, na próxima quinta-feira (11), o projeto Carbono Vivo, no município de Pombos, Zona da Mata de Pernambuco. 

No projeto está prevista a medição da quantidade de carbono  das árvores das matas dos assentamentos Serra Grande (Vitória de Santo Antão)  e Ronda (Pombos). A partir dessa informação, será gerado um documento que facilite o pagamento aos agricultores responsáveis por essas florestas, pelo  carbono ali gerado.

O projeto é financiado pelo Fundo Brasileiro para a  Biodiversidade (Funbio) e será apresentado a partir das 8h30, na Câmara de Vereadores de Pombos.